quarta-feira, 21 de abril de 2010
Porque odiar “Crepúsculo” se tornou idiota
O website io9.com publicou um artigo com excelente argumentação mostrando porque o ódio das pessoas a Saga Crepúsculo muitas vezes é infundado.
Confira abaixo:
Porque odiar “Crepúsculo” se tornou idiota
Quando o trailer de “Eclipse” foi ao ar em uma convenção de fãs em São Francisco, a multidão explodiu em gritos abafando a trilha sonora. Foi aí que eu percebi que odiar “Crepúsculo” tinha se tornado idiota.
De volta quando odiar “Crepúsculo” era legal
Talvez seja uma tendência minha me afastar de tudo que atraia uma multidão, mas parece que quando odiar algo se tornou um clichê, as pessoas julgam antes mesmo de ver – bem, não é mais um julgamento depois de provar. São somente os neurônios funcionando nos cérebros das pessoas. Se já houve uma época na qual odiar “Crepúsculo” era ir contra tudo e era ser legal, foi quando a série era somente livros sobre uma princesa idiota e seu brilhante e obsessivo príncipe cujo pênis tem o poder de escurecer seu ventre.
Só os que sabiam o que era bom odiavam os livros. Existiam razões interessantes para isso, como o fato de que os livros ensinavam as mulheres que os homens devem cuidar delas. E que era bom prometer a sua filha pequena que ela poderia casar com um adulto estranho que esta apaixonado por você.
Mas odiar os filmes? Qualquer um que já viu algo no Hot Topic pode fazer isso. Você provavelmente pode comprar coisas anti- Crepúsculo no Hot Topic, do lado das coisas pró- Crepúsculo. Meu ponto é que as pessoas odeiam os filmes não porque os assistiram, avaliaram o contexto e sua relação com livros sobre fantasia e romance, e os julgaram inferiores. Elas odeiam porque é o que todos fazem, especialmente os homens.
Garotas são ridículas
Entre comentadores que são muito maduros para aplaudir quando assistem a um filme, existe o consenso geral que esses filmes “são só para garotas/mulheres/mães/filhas/ irmãs”. Eu nem posso contar quantos homens me falaram informalmente – ou escreveram formalmente em publicações – coisas como “Minha filha é obcecada por “Crepúsculo” e eu não entendo porque.” ou “Minha mulher e minhas filhas estão assistindo um filme de “Crepúsculo”, eu estou escondido no quarto”.
Acho que fico feliz pelas mulheres terem descoberto como tirar o poder masculino em relação ao entretenimento com apenas o botão play do DVD. Mas acho que se você for mais fundo em comentários assim, descobrirá que os homens estão gritando porque odeiam cultura pop direcionada as mulheres. Ou porque tem medo disso. Que seja.
O ponto é: o que há de errado com as mulheres ou qualquer pessoa que goste de historias sobre garotas transando com monstros sexy? Serio, isso é mais sem noção que homens fantasiando com transar com a galinha ou com a elfa de “O Senhor dos Anéis”? Ou babando com fotos de Kirk e da alienígena azul? A resposta é não. É tão sem noção quanto e igualmente maravilhoso.
Parabéns – você descobriu que suas fantasias são idiotas
Agora que o diretor ganhador do Oscar, Bill Condon é um dos nomes na lista dos que podem dirigir o novo filme da série, parece que até Hollywood está reconhecendo que “Crepúsculo” é mais do que um fenômeno adolescente podre. É uma historia poderosa que chama a atenção das pessoas mesmo com o dialogo emo.
E essa é mais uma razão porque eu estou cansada do ódio à “Crepúsculo”. Ao me encontrar com uma convenção de idiotas vaiando, eu quero dizer: “Parabéns meninos vocês descobriram o que o mundo já sabia há muito tempo, suas fantasias são idiotas”. Porque, de verdade, “Crepúsculo” não é diferente de nenhuma outra franquia sobre fantasia. É como “Guerra nas Estrelas” – só que se passa na terra e o objetivo é penetrar o ventre de Bella com uma semente, ao invés de atira –la na estrela da morte. Ok, na verdade não – mas vocês entendem o que eu estou falando. Estamos falando sobre épicos adolescentes, com toda a glória e a vergonha que eles possuem.
Não estou dizendo que as pessoas adorarão “Crepúsculo” do jeito que fazem com “Guerra nas Estrelas”. Só estou cansada de todos acabando com “Crepúsculo” devido as mesmas coisas que amam em outras historias: Romance impossível, batalhas épicas que vão de gerações em gerações, figurinos bobos e jovens super poderosos. Odiar “Crepúsculo” é tão cansativo, e nos faz parecer idiotas. Talvez seja hora de começar a descobrir o que é legal em “Crepúsculo”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário